Viver com saúde depois dos 60 anos (Manual)

  •     

Aceder ao Recurso

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Viver com saúde depois dos 60 anos
Descrição do recurso

Este é um manual prático, com 382 páginas, que apresenta um programa de 12 semanas de um estilo de vida saudável através de dicas de nutrição, cozinha, exercícios simples para fazer em casa, exercícios de estimulação cognitiva (linguagem, memória, cálculo, etc),  e informações úteis relativas a temas de especial interesse para esta faixa da população: sociabilização, visão e audição, segurança, medicação, prevenção de quedas e fraturas, sexualidade, entre outras.

O livro é constituído por cinco capítulos introdutórios que visam sensibilizar o leitor para temática da vida saudável e bem-estar.

Pertinência do recurso Maior propensão para doenças crónicas, sedentarismo, maus hábitos alimentares, baixo consumo de água, maior consumo de tabaco e álcool, menor literacia – este é o retrato da população idosa em Portugal. Este livro tem como objetivo a promoção de estilos de vida ativa e saudável, especialmente nesta camada da população.
Nível de literacia digital Básico (imagens e texto de fácil utilização, sobretudo para públicos mais idosos)
Público(s)-alvo e contexto O livro pode ser útil a todas as idades, mas, por haver menos informação disponível, é sobretudo dirigido à população adulta e sénior.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização O livro foi dinamizado pela Unidade EpiDoC da Nova Medical School e financiado no âmbito do projecto Saúde.come através do Mecanismo Financeiro das EEA Grants.
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Editores: Ana Rodrigues, Helena Canhão, Jaime C. Branco, Maria João Gregório, Rute Dinis de Sousa. O livro integra contributos de nomes como Jaime Branco (diretor da Nova Medical School), Henrique Luz Rodrigues (ex-presidente Infarmed e coordenador da Estratégia Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde), Júlio Machado Vaz (sexólogo), Pedro Graça (Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – Direção-Geral da Saúde), Joaquim Murta (oftalmologista), Teresa Paiva (neurologista e especialista do sono), Major Paulo Poiares (GNR), Justa Nobre (chef), entre outros. A lista completa de autores e suas afiliações pode ser consultada nas páginas 8 e 9.
Declaração de conflito de interesses

Um dos autores, Pedro Graça, integra o Comité Editorial da Biblioteca de Literacia em Saúde.

Data 2017
Fundamentação científica O livro tem por base a experiência e evidência científica advinda dos autores e suas instituições, especializados em diversas áreas relacionadas com o tema do envelhecimento.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
O recurso foi testado com uma amostra do púclico-alvo antes de ser publicado? Sim
O recurso é regularmente avaliado pelos autores para garantir a sua atualidade e utilidade? Sim
O recurso é revisto e melhorado à luz dos resultados dos testes? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida