Vivenciar um desastre natural (guia sobre como lidar, avaliar e ajudar)

  •     

Aceder ao Recurso

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Como lidar com um desastre natural
Descrição do recurso Este guia destina-se a quem vivenciou um desastre natural e a todos aqueles que possam de alguma forma intervir ou relacionar-se com as pessoas afetadas, apresentando recomendações para melhor lidar com as emoções após um desastre Natural. O documento está organizado em dois grandes eixos: o primeiro referente ao ciclo de vida (crianças e adolescentes, adultos e pessoas idosas) e o segundo à comunidade. Para cada um dos eixos são apresentadas as respostas usuais a este tipo de eventos e recomendações sobre o que pode ser feito para ajudar a enfrentar a situação vivida.
Pertinência do recurso Vivenciar um desastre natural, nomeadamente um incêndio, pode afetar a nossa saúde e o nosso bem-estar psicológico. É importante conhecer quais são as respostas usuais a estes eventos e algumas estratégias que permitam lidar de forma mais eficaz com os sentimentos, pensamentos e comportamentos provocados pelo mesmo. Esta brochura ajuda a sinalizar pessoas em eventual risco de desenvolver doenças do foro psicológico ou psiquiátrico.
Nível de literacia digital Básico (imagens e texto de fácil utilização, sobretudo para públicos mais idosos)
Público(s)-alvo e contexto Este documento destina-se a quem vivenciou um desastre natural e a todos aqueles que possam de alguma forma intervir ou relacionar-se com as pessoas afetadas.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Ordem dos Psicólogos e Direção-Geral da Saúde
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Ordem dos Psicólogos e Direção-Geral da Saúde
Declaração de conflito de interesses

Não existe conflito de interesses.

Data 2017
Fundamentação científica O guia é baseado na experiência e trabalho da Ordem dos Psicólogos e da Direção-Geral da Saúde.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida