Vídeos contra a discriminação das Comunidades Ciganas
Ficha Técnica
Título oficial ou abreviatura
Campanha contra a discriminação das Comunidades Ciganas
Descrição do recurso
Este recurso consiste numa campanha que começou com dois vídeos, cada um com a duração de cerca de um minuto, com o objetivo de influenciar positivamente a imagem social sobre as comunidades ciganas na sociedade maioritária.
No vídeo, duas figuras públicas - Francisco George e Catarina Furtado - fazem perguntas a várias crianças ciganas, como aquilo que gostariam de ser quando crescerem.
Pertinência do recurso
As crianças ciganas, tal como todas as outras, têm um sonho e têm o direito de tornar esse sonho realidade. A campanha surge no âmbito do Dia Nacional das Comunidades Ciganas, celebrado a 24 de junho.
Fase do percurso de vida
Nascer com saúde, Crescer com segurança, Juventude à procura de um futuro saudável, Vida adulta produtiva, Envelhecimento ativo, Fim de vida
Temas relacionados:
Bullying, Cultura, Discriminação e estigma, Educação, Saúde mental
Nível de literacia digital
Intermédio (vídeo, jogos, blogs e websites simples)
Público(s)-alvo e contexto
A campanha destina-se à sociedade em geral, às comunidades ciganas e aos profissionais de várias áreas de intervenção social.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização
Campanha promovida pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade
Campanha promovida pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade; com a participação de Francisco George e Catarina Furtado.
Declaração de conflito de interesses
Não existe conflito de interesses.
Data
2017
Fundamentação científica
A campanha é produzida com base no conhecimento e experiência das entidades promotoras.
O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente?
Sim