Vídeo informativo sobre saúde reprodutiva e fertilidade

  •     

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Quero ser pai ou mãe no futuro... O que devo saber?
Descrição do recurso

Este vídeo apresenta informação científica baseada na evidência acerca de saúde reprodutiva e fertilidade, incluindo informação acerca das consequências do adiamento e efeito da idade na fertilidade, fatores de risco associados a esta doença e taxas de sucesso dos tratamentos de fertilidade.

Pertinência do recurso A infertilidade é uma doença que afecta 10% da população portuguesa em idade reprodutiva. Existem várias causas médicas, no entanto alguns fatores que contribuem para a doença são modificáveis. Um dos principais fatores de risco é o adiamento da gravidez, uma vez que a fertilidade decresce acentuadamente a partir dos 35 anos. Outros fatores podem influenciar negativamente a fertilidade: tabaco, álcool e drogas, obesidade e baixo peso, elementos tóxicos e stress. Este vídeo pretende aumentar a literacia em saúde reprodutiva, promovendo uma maior consciencialização da população jovem adulta para os cuidados de fertilidade e para o estabelecimento de um plano reprodutivo.
Nível de literacia digital Intermédio (vídeo, jogos, blogs e websites simples)
Público(s)-alvo e contexto Este vídeo destina-se a todas as pessoas em idade reprodutiva (adolescentes e adultos).
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Concepção e realização: Juliana Pedro (FPCEUP), Mariana Veloso Martins (FPCEUP). Equipa: Juliana Pedro (FPCEUP), Mariana Veloso Martins (FPCEUP), Maria Emília Costa (FPCEUP), Alberto Barros (FMUP – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Vasco Almeida (FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). Realização: João Bento Soares (TVU.). Produção: Sofia Madureira (TVU.).
Declaração de conflito de interesses

Projecto de investigação financiado pela FCT através das bolsas SFRH/BD/103234/2014 e SFRH/BPD/85789/2012.

Data 2016
Fundamentação científica Este vídeo é baseado na evidência científica disponível nacional e internacionalmente e foi revisto por especialistas da área de medicina da reprodução e biologia humana.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
O recurso foi testado com uma amostra do púclico-alvo antes de ser publicado? Sim

Motivo O vídeo foi alvo de um estudo piloto no qual foi visualizado separadamente por várias pessoas em idade reprodutiva (ambos os sexos) e foi adaptado posteriormente de acordo com as suas recomendações.
O recurso é regularmente avaliado pelos autores para garantir a sua atualidade e utilidade? Sim

Motivo O vídeo encontra-se a ser testado empiricamente quanto à sua eficácia no aumento da literacia e otimização dos comportamentos preventivos relativamente à saúde reprodutiva e fertilidade num ensaio clínico controlado (registado em clinicaltrials.gov: NCT02813993).
O recurso é revisto e melhorado à luz dos resultados dos testes? Sim

Motivo Após o estudo empírico final, o vídeo poderá ser revisto com base nos resultados encontrados e na literatura existente.
Classificação média: 0 (0 votos)

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida