O que é uma reação adversa a um medicamento? (vídeo)

  •     

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Melhorar a segurança dos medicamentos depende de todos
Descrição do recurso

O vídeo explica o que são reações adversas a medicamentos e como devem atuar os cidadãos, caso estas ocorram. Explica também o conceito de “Farmacovigilância” e papel do Infarmed nesta área, explicando como funciona o sistema nacional e europeu de farmacovigilância. Esclarece ainda a importância do papel ativo dos cidadãos na notificação dos efeitos adversos a medicamentos, como contributo para a melhoria contínua da segurança dos medicamentos.

Fase do percurso de vida Vida adulta produtiva, Envelhecimento ativo
Nível de literacia digital Intermédio (vídeo, jogos, blogs e websites simples)
Público(s)-alvo e contexto Este vídeo destina-se a esclarecer cidadãos e o público escolar. Será disseminado através das redes sociais, microsite criado para o efeito, eventos, palestras e visitas ao Infarmed.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. Lisboa
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. Lisboa
Declaração de conflito de interesses

Não se aplica.

Data 2018
Fundamentação científica Nenhum medicamento é isento de risco. Os benefícios de um medicamento, face aos seus riscos, têm que ser continuamente ponderados. Face ao conhecimento limitado do perfil de segurança de alguns medicamentos, em particular as novas moléculas, mais recentes, ganha particular importância a notificação de RAM. É consensual que a notificação espontânea, designadamente por cidadãos, é o método mais expedito para identificar possíveis reações graves e desconhecidas.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
O recurso foi testado com uma amostra do púclico-alvo antes de ser publicado? Não

Motivo Não, por limitações de tempo e de orçamento e por o Infarmed não ter ainda uma “bolsa” de cidadãos que possam analisar e avaliar os recursos a produzir, mas que está em fase de implementação.
O recurso é regularmente avaliado pelos autores para garantir a sua atualidade e utilidade? Não

Motivo O recurso é recente e ainda não foi submetido a qualquer processo de avaliação, mas será atualizado no seu conteúdo.
O recurso é revisto e melhorado à luz dos resultados dos testes? Não

Motivo O recurso é recente e ainda não foi submetido a qualquer processo de avaliação.
Classificação média: 0 (0 votos)

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida