Manual do Cuidador Informal de Utentes Dependentes

  •     

Aceder ao Recurso

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Manual do Cuidador
Descrição do recurso

Um Manual que se destina aos cuidadores informais dos utentes dependentes e serve de ferramenta na prática clínica do Médico e Enfermeiro de Família, principalmente no apoio às consultas domiciliárias onde podemos e devemos ter especial atenção ao cuidador. Um Manual elaborado pelas médicas internas de formação específica em Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde Familiar (USF) Anta, em colaboração com a equipa multiprofissional dessa mesma USF.

Pertinência do recurso Quando alguém próximo de nós adoece, a adaptação a esta nova realidade pode ser difícil. A presença de um doente, com necessidades permanentes, no domicílio, altera significativamente as rotinas do cuidador e as suas prioridades. Perante o esforço que lhe é exigido, é normal que o cuidador por vezes se sinta incapaz para lidar com a situação, se sinta exausto, física e emocionalmente, se sinta sozinho e com medos. Este manual contém informações essenciais para familiares e cuidadores que se preocupam em oferecer os melhores cuidados mas nem sempre sabem como fazer ou como agir diante das mais diversas situações do dia-­a-­dia.
Fase do percurso de vida Vida adulta produtiva, Envelhecimento ativo
Temas relacionados: Alimentação, Cuidadores, Mobilidade
Nível de literacia digital Básico (imagens e texto de fácil utilização, sobretudo para públicos mais idosos)
Público(s)-alvo e contexto Este manual destina-se a familiares e/ou cuidadores de pessoas dependentes que necessitam de cuidados e serve igualmente de ferramenta na prática clínica do Médico e Enfermeiro de Família.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Unidade de Saúde Familiar Anta
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Unidade de Saúde Familiar Anta
Declaração de conflito de interesses

Não existe conflito de interesses

Data 2014
Fundamentação científica Este guia é baseado nos conhecimentos dos especialistas que integram a Unidade de Saúde Familiar Anta, em especial Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
O recurso foi testado com uma amostra do púclico-alvo antes de ser publicado? Sim
O recurso é regularmente avaliado pelos autores para garantir a sua atualidade e utilidade? Sim
O recurso é revisto e melhorado à luz dos resultados dos testes? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida