SOBE: Kit de saúde oral e alimentação para escolas e educadores

  •     

Aceder ao Recurso

    
    

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares
Descrição do recurso

A iniciativa SOBE foi pensada para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que tem sido distribuído a todas as Bibliotecas Escolares, com informação de qualidade sobre saúde oral e alimentação.

Este recurso consiste no portal SOBE que inclui livros, músicas, projetos, vídeos, jogos e folhetos. Aqui disponibilizamos alguns desses materiais:

  • brochura e cartazes
  • manuais para educadores
  • lista de perguntas frequentes
  • vídeo
Pertinência do recurso O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares. O projeto SOBE pretende subir na qualidade da divulgação da saúde oral, no número de parcerias com as escolas e outras instituições e no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças. Desde o seu arranque, o projeto SOBE Desde o seu arranque, o projeto SOBE tem visto um número crescente de entidades educativas a desenvolver as suas próprias iniciativas de saúde oral.
Nível de literacia digital Intermédio (vídeo, jogos, blogs e websites simples)
Público(s)-alvo e contexto Os materiais deste projeto têm como principal público-alvo as crianças e jovens, podendo ser utilizados por jardins de infância, escolas, professores, educadores, alunos, famílias e outros mediadores que se preocupem com a importância da saúde oral para a qualidade de vida.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Direção-Geral da Saúde (DGS), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Plano Nacional de Leitura (PNL) e Ordem dos Médicos Dentistas (OMD)
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Direção-Geral da Saúde: Rui Calado, Ana Margarida do Céu, Cristina Sousa Ferreira, Margarida Jordão, Mário Rui Araújo, Marta Gromicho, Ana Lopes Pereira, Pedro Graça. Plano Nacional de Leitura: Fernando Pinto do Amaral, Manuel Fernando Gonçalves. Rede de Bibliotecas Escolares: Teresa Calçada, Ana Maria Cabral Ordem dos Médicos Dentistas: Orlando Monteiro da Silva, Paulo Ribeiro de Melo
Declaração de conflito de interesses

Um dos autores, Pedro Graça, é membro do Comité Editorial da Biblioteca de Literacia em Saúde.

Data 2011
Fundamentação científica O recurso foi produzido por profissionais de nutrição e saúde oral, muitos dos quais pertencentes à Direção Geral da Saúde, que se orienta pelo valor do rigor científico e ético: “as decisões de saúde são tomadas com base nos melhores conhecimentos existentes em termos científicos e de aplicação do conhecimento, e livres de quaisquer interesses que não sejam o serviço público em Saúde.”


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
O recurso foi testado com uma amostra do púclico-alvo antes de ser publicado? Sim
O recurso é regularmente avaliado pelos autores para garantir a sua atualidade e utilidade? Sim
O recurso é revisto e melhorado à luz dos resultados dos testes? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida