Desporto sem Bullying: folheto sobre princípios, sinais de alerta e falsas crenças

  •     

Aceder ao Recurso

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Cartão vermelho ao Bullying
Descrição do recurso

O Folheto “Cartão Vermelho ao Bullying” define o conceito de bullying, nomeadamente no contexto desportivo, e apresenta exemplos práticos onde este tipo de episódios pode ter lugar. Identifica também alguns motivos, fatores potenciadores e os sinais para a ocorrência do bullying, incentivando os jovens desportistas a começar “já hoje a dizer não ao bullying”. Graficamente, o conteúdo apresenta um boneco/mascote, não muito atlético mas vestido com roupa desportiva e uma mascarilha de super-herói.

Pertinência do recurso Dada a importância do desporto para a educação, fatores interpessoais como o bullying devem ser um aspeto fundamental na educação desportiva. O folheto procura que as experiências negativas do bullying não impeçam os jovens de praticar desporto. Neste sentido, está alinhado com os Programas Prioritários da Promoção de Atividade Física e da Saúde Mental.
Nível de literacia digital Básico (imagens e texto de fácil utilização, sobretudo para públicos mais idosos)
Público(s)-alvo e contexto O folheto destina-se a jovens adolescentes e pode ser divulgado por equipas docentes em ambiente escolar.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Instituto Português do desporto e Juventude I.P. (Lisboa) e Faculdade de Motricidade Humana (Oeiras), Portugal.
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Os autores são coletivos e o recurso foi desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto.
Declaração de conflito de interesses

Não existe conflito de interesses

Fundamentação científica O recurso foi desenvolvido por entidades académicas.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
O recurso foi testado com uma amostra do púclico-alvo antes de ser publicado? Sim
O recurso é regularmente avaliado pelos autores para garantir a sua atualidade e utilidade? Sim
O recurso é revisto e melhorado à luz dos resultados dos testes? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida