Vídeo sobre saúde mental nos jovens

Vídeos

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Os jovens e a saúde mental
Descrição do recurso Este recurso consiste num vídeo animado de 6 minutos que descreve a passagem da infância à adolescência, destacando a importância da saúde mental. Aborda a construção de identidade, o papel da família e dos amigos, o desejo de atenção e reconhecimento, a necessidade de transgredir regras e os aspetos relacionados com comportamentos de risco, como gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, atividades radicais, comportamentos suicidas, violência, substâncias psicoativas, distúrbios alimentares e adição à Internet. O vídeo apela ainda aos jovens a pedir ajuda a um familiar ou a um profissional.  
Pertinência do recurso O recurso foi produzido a propósito do Dia Internacional da Juventude de 2014, que destacou o tema "Os Jovens e a Saúde Mental". As estatísticas alertam para o risco crescente para a saúde de jovens portugueses com o aumento do consumo de álcool e tabaco, as taxas de obesidade e os distúrbios psicológicos e alimentares. O vídeo está alinhado com os temas prioritários da Direção-Geral da Saúde relativamente à Saúde Mental, VIH/SIDA, Tabagismo e Alimentação.
Nível de literacia digital Intermédio (vídeo, jogos, blogs e websites simples)
Público(s)-alvo e contexto Este vídeo destina-se a crianças e adolescentes, podendo ser utilizado por professores e debatido em ambiente escolar. O conteúdo é igualmente informativo para pais e outros familiares.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Instituto Português do Desporto e Juventude, Conselho Nacional Juventude, Direção-Geral da Saúde, Associação Nacional de Estudantes de Nutrição
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Sara-a-Dias, Frederico Batista
Declaração de conflito de interesses

Não existe conflito de interesses

Data 2014
Fundamentação científica O vídeo destaca dados relativos à saúde dos jovens portugueses (HSBC Survey 2009/2010) e foi parcialmente desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde, que se orienta pelo valor do rigor científico e ético: “as decisões de saúde são tomadas com base nos melhores conhecimentos existentes em termos científicos e de aplicação do conhecimento, e livres de quaisquer interesses que não sejam o serviço público em Saúde.”


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)
Voltar

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida