Tropeções, quedas e trambolhões: Livro digital sobre prevenção de quedas

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Tropeções, quedas e trambolhões
Descrição do recurso Este recurso consiste num livro digital de 51 páginas interativas dedicado ao tema da prevenção de quedas em pessoas com mais de 65 anos. O livro divide-se em três secções:
  1. Ler: história dedicada ao público jovem, de forma a despertar interesse por questões relacionadas com as quedas (formato texto e áudio)
  2. Saber: ilustrações, vídeos e dicas práticas sobre como prevenir quedas: proteção em casa, alimentação, atividade física, medicação, visão e calçado
  3. Saber Mais: artigos e outras leituras de base científica
  4. Saber Melhor: teste aos conhecimentos da família e regulamento de concurso para crianças e jovens
Através do livro pode aceder-se à Minha Agenda de Saúde, um instrumento associado à Área do Cidadão do Portal SNS através do qual os utentes podem organizar notas e memórias relativas à sua saúde. Este é o primeiro livro de uma coleção dedicada à literacia em saúde.
Pertinência do recurso Este livro pretende ajudar pessoas idosas a manterem-se independentes e saudáveis. O risco de cair aumenta com a idade e é um problema importante de saúde pública. Cair uma vez significa uma maior probabilidade de cair mais vezes e pode levar a problemas de mobilidade e independência e até à morte.
Nível de literacia digital Avançado (aplicações móveis, websites complexos, artigos científicos)
Público(s)-alvo e contexto Pessoas em risco acrescido de sofrer uma queda (com mais de 65 anos) e os seus cuidadores ou familiares (sobretudo jovens)
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Ministério da Saúde, Centro de Investigação para Tecnologias Interativas e Instituto Nacional de Engenharia Biomédica / Universidade do Porto
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Supervisão: Constantino Sakellarides e Carlos Correia; Gestão de conteúdos multimédia, design, conteúdos audiovisuais, sonoplastia, vídeo, programação: CITI - Centro de Investigação para Tecnologias Interativas; Autoria Técnica: Sandra Alves, Diana Luzio, Alexandre Magalhães, Ana Rita Catarino, Ana Catarina Teixeira Bessa, Marcos Gomes, Carla Oliveira e Maria de Fátima Pina (INEB / UP); Equipa Editorial: Núcleo de Apoio Estratégico do Ministério da Saúde e Débora Miranda (Escola Nacional de Saúde Pública)
Declaração de conflito de interesses

Este recurso faz parte do projeto SNS+Proximidade do Ministério da Saúde, no qual se desenvolvem e testam instrumentos de literacia, não tendo sido sujeito à revisão convencional do Comité Editorial da Biblioteca.

Data 2017
Fundamentação científica Este livro é baseado nos conhecimentos da equipa técnica do INEB/UP, especialista na temática da prevenção de quedas. São ainda disponibilizados artigos que demonstram a evidência científica por detrás dos conteúdos interativos.
O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)
Voltar

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida