Kiko e a mão: Livro para crianças sobre abusos sexuais

  •     

Aceder ao Recurso

    

 

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Kiko e a mão
Descrição do recurso O livro “Kiko e a mão”, de 16 páginas, explica a regra “Aqui ninguém toca” às crianças, como forma de ensinar a diferença entre o contacto físico bom e o contacto físico mau. Os diálogos são pequenos e muito simples e os desenhos representativos do que se quer transmitir. A mensagem final é clara: nenhuma criança deve deixar que lhe toquem por baixo da roupa interior; se o fizerem, devem comunicá-lo a um adulto de confiança.
Pertinência do recurso Cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência sexual ou abuso sexual. Este livro foi produzido pelo Conselho da Europa no âmbito da Campanha «UMA em CINCO» de combate à violência sexual contra crianças. Esta história de adormecer explica a Regra “Aqui ninguém toca” às crianças, como forma de ensinar a diferença entre o contacto físico bom e o contacto físico mau.
Fase do percurso de vida Crescer com segurança
Nível de literacia digital Básico (imagens e texto de fácil utilização, sobretudo para públicos mais idosos)
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Conselho da Europa
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Grey Amsterdam
Declaração de conflito de interesses

Não existem conflitos de interesse

Data 2013
Fundamentação científica Este livro utiliza a narrativa para crianças enquanto expressão artística, para responder a números oficiais preocupantes de abuso sexual de crianças.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)
Voltar

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida