Kit de promoção de atividade física: “Faça a melhor escolha, vá pelas escadas”

  •     

Aceder ao Recurso

    

 

Vídeos

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Campanha “Faça a melhor escolha, vá pelas escadas"
Descrição do recurso Este Kit foi desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde no âmbito de uma campanha que visa promover a adoção de comportamentos fisicamente ativos, em concreto, incentivar a população para a utilização de escadas ao invés de meios mecânicos. O Kit inclui:
  • 1 vídeo promocional da campanha
  • 1 cartaz com benefícios e cuidados a ter
  • 19 cartazes motivacionais
  • 1 manual da campanha para orientar a utilização do Kit.
Pertinência do recurso O objetivo geral da campanha é sensibilizar as populações para os benefícios para a saúde da utilização de escadas em detrimento dos meios mecânicos. O Kit inclui informações sobre possíveis contraindicações da atividade física, salvaguardando assim as pessoas para quem este tipo de exercício não seja adequado. Neste sentido, o Kit está alinhado com o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, bem como os Programas Nacionais dedicados a outras condições de saúde que promovem a prática de atividade física (como a diabetes, doenças cérebro-cardiovasculares e saúde mental).
Nível de literacia digital Intermédio (vídeo, jogos, blogs e websites simples)
Público(s)-alvo e contexto O Kit destina-se a todas as entidades coletivas interessadas em promover a atividade física das pessoas que atuam nos seus espaços, sobretudo onde existirem elevadores, como escritórios e outros locais de trabalho, prédios de habitação, estabelecimentos de ensino e de saúde, etc.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Direção-Geral da Saúde
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Os autores são coletivos e o recurso foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional pela Promoção da Atividade Física.
Declaração de conflito de interesses

Não existe conflito de interesses

Data 2016
Fundamentação científica O recurso foi desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde, que se orienta pelo valor do rigor científico e ético: “as decisões de saúde são tomadas com base nos melhores conhecimentos existentes em termos científicos e de aplicação do conhecimento, e livres de quaisquer interesses que não sejam o serviço público em Saúde.”


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
Classificação média: 0 (0 votos)
Voltar

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida