Guia para alcançar a gravidez espontânea: a janela fértil como estratégia

Vídeos

Ficha Técnica

Título oficial ou abreviatura Guia para alcançar uma gravidez espontânea
Descrição do recurso

Vídeo informativo que pretende informar e educar os casais heterossexuais que estão a tentar conceber há menos de 12 meses ( ou há menos de 6 meses se a parceira tiver idade igual ou superior a 35 anos) sobre como detetar o melhor momento para ter relações sexuais conducentes a uma gravidez espontânea enfrentando o stress relacional inerente.

Pertinência do recurso A transição de relações sexuais recreativas para procreativas e as consequências de não se alcançar uma gravidez de imediato podem constituir uma fonte significativa de stress para o casal. Embora haja vasta informação sobre a prevenção de gravidezes não desejadas, existe uma escassez de recursos no que toca ao planeamento familiar para aqueles que querem efetivamente alcançar uma gravidez. Este vídeo pretende aumentar a literacia no que diz respeito às probabilidades efetivas de alcançar uma gravidez espontânea ao longo do ciclo menstrual, ajudando a detetar quais os dias mais propensos à fecundação.
Fase do percurso de vida Vida adulta produtiva
Nível de literacia digital Intermédio (vídeo, jogos, blogs e websites simples)
Público(s)-alvo e contexto Este vídeo destina-se a casais heterossexuais que estão a tentar conceber há menos de 12 meses ( ou há menos de 6 meses se a parceira tiver idade igual ou superior a 35 anos) com uma idade feminina inferior a 40 anos.
Instituição(ções) promotora(s) e sua localização Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
Autor(es) e informações sobre a sua idoneidade Concepção e Realização: Mariana Veloso Martins (FPCEUP); Equipa: Mariana Veloso Martins (FPCEUP), Maria Emília Costa (FPCEUP); Produção: Paperview animation studio
Declaração de conflito de interesses

Projecto de investigação parcialmente financiado pela FCT , projecto SFRH/BPD/85789/2012.

Data 2016
Fundamentação científica O vídeo utiliza evidência científica internacional. Os conteúdos foram adaptados à realidade portuguesa e revistos por uma equipa de especialistas em medicina reprodutiva, biologia humana, psicologia clínica e sexologia. Após um estudo piloto com dois casais, o vídeo já foi testado num ensaio randomizado controlado (registado em clinicaltrials.gov: NCT02814006); composto por 107 casais.


O recurso pode ser acedido e utilizado livre e gratuitamente? Sim
O recurso foi testado com uma amostra do púclico-alvo antes de ser publicado? Sim

Motivo O vídeo foi alvo de um estudo piloto no qual foi visualizado separadamente por quatro sujeitos de ambos os sexos a tentar conceber no momento e pela direcção da Associação Portuguesa de Fertilidade antes de ter sido testado em ensaio randomizado controlado.
O recurso é regularmente avaliado pelos autores para garantir a sua atualidade e utilidade? Sim

Motivo Após análise final dos resultados e à luz da evidência encontrada o vídeo será alvo de revisão se necessário.
O recurso é revisto e melhorado à luz dos resultados dos testes? Sim

Motivo Após análise final dos resultados e à luz da evidência encontrada o vídeo será alvo de revisão se necessário.
Classificação média: 0 (0 votos)
Voltar

Este é um repositório que pretende promover o acesso à informação sobre saúde e tornar as pessoas mais autónomas em relação à sua saúde. Selecione a fase do percurso de vida que lhe diz respeito e/ou escreva a palavra-chave do assunto que procura.

  • Nascer com saúde

  • Crescer com segurança

  • Juventude à procura de um futuro saudável

  • Vida adulta produtiva

  • Envelhecimento ativo

  • Fim de vida